quinta-feira, 22 de julho de 2010

Precisa voltar a ser feliz

Saudações alvinegras praianas com ressaca!

Credo. Que horrível o jogo ontem. O Peixe jogou muito mal, péssimo! E perdeu mais uma partida no Brasileiro, dessa vez para o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada. Agora o time está ocupando a décima primeira posição com os mesmo 12 pontos conquistados no período pré-Copa. Eu nem quis olhar a tabela, mas é provável que o Santos seja o único time que não marcou um só pontinho e um só golzinho depois do Mundial.

O Santos voltou a apresentar o mesmo futebol ruim que apresentou contra o Palmeiras. Digo mais: apresentou um futebol pior, um futebol pior inclusive do que nos jogos contra Cruzeiro e Ceará que critiquei aqui também, praticou um futebol tão ruim que fez a torcida lembrar dos jogos de 2008 e segundo semestre de 2009. Um pesadelo! O que aconteceu? Não dá para saber.

O Santos jogou muito mesmo contra o Fluminense e não tiro uma vírgula do que escrevi no meu último texto. O time mostrou aquele bom futebol que o mundo deve começar a copiar, o futebol campeão mundial, de toque de bola e criatividade. Dá para comparar a derrota do Peixe para o Flu com a da Espanha contra a Suíça. Fato triste, mas coisas que só o futebol pode proporcionar no mundo do esporte, a derrota do time que se apresentou melhor.

Mas ontem o time apagou. Começou jogando mais ou menos e aí logo no começo o Wesley jogou uma bola para escanteio. Na hora, eu tive um mau pressentimento. O time do Santos é mestre em tomar gol logo no começo e dar uma bola parada para um time que tem um cara como o Paulo Baier era realmente pedir para dar tudo errado. E deu! Assim como foi no segundo gol. Meu irmão até falou que eu tenho uma boca de bueiro, mas o Santos é que não pode vacilar desse jeito. E sobre o segundo gol, acho que o Rafael não tem culpa. Aliás, os gols que o Santos vem levando, qualquer bom goleiro levaria e eu acho totalmente sem fundamento as críticas que os goleiros do Peixe sofrem. São bons sim, senhores! O esquema tático do time é que não facilita o trabalho deles.

E falando em esquema tático, realmente não vejo como culpa total do Dorival o péssimo futebol de ontem. Mas acho que ele foi muito mal na escalação do time e principalmente do banco. Não dá para ir a um jogo e levar 3 laterais direitos! Fala sério. O que aconteceu com o Alex Sandro? Eu sinceramente não entendi o Dorival tirar o Maranhão, que estava uma avenida, para colocar o Danilo, mas tirar o Pará da esquerda e improvisar o Danilo por lá. O Danilo estava perdidinho e ele que realmente falhou no segundo gol do Atlético, mas mais por estar perdido do que por falta de qualidade técnica. Aliás, ele se mostrou um bom jogador, uma alternativa interessante para a ala direita.

Também achei que o time estava muito desprotegido no meio campo. Quando o Santos joga com o Ganso, o time consegue segurar mais a bola. Ontem, eu achei que ele poderia ter tirado o Zézinho e colocado o Brum, isso ajudaria o meio campo ter mais tranqüilidade para atacar. E por onde anda Rodriguinho? Mas sei lá, quando vamos para esse tipo de discussão caímos em conjecturas e entendo que o Dorvial quis arriscar.

Assim como arriscou em uma formação ofensiva e não deu certo ontem, os jogadores não entraram bem. Não há o que fazer nesses casos, ele precisava de mais duas substituições ontem para tentar arrumar o time. Robinho e Wesley não entraram em campo, Zézinho foi mal, o Marcel andou, Pará foi mais ou menos. Só se salvaram mesmo o Rafael, que pegou muito, Dracena e Bruno Aguiar fizeram o que dava para ser feito, Arouca foi um monstro como sempre, Breitner e Danilo, que entraram no segundo tempo, foram bem também e o Neymar quase pode calar todo mundo, para mim o melhor do Santos em campo ontem.

O menino mostrou que há muita má vontade com ele e que pode render ainda mais, só não foi melhor ontem por conta da má jornada do resto da equipe. Mas já começaram a falar que ele quer sair, sem mesmo ele ter dado nenhuma declaração. O moleque jogou muito ontem e foi uma pena ele não fazer um golzinho. Deu passe, driblou, finalizou. Lamentável que o resto do time não acompanhou esse apetite.

Enfim, não dá para saber o que aconteceu com o time ontem: Dorival não soube explicar, eu não sei explicar e, essa cornetagem de que os moleque estão deslumbrados, eu acho que não cola. Não cola principalmente por conta do bom futebol que vimos contra o Fluminense. Eu não sei o que aconteceu com o Santos ontem, só sei que é preciso voltar a vibrar, voltar a fazer dancinhas, voltar da sorrir. O time deixou de sorrir, está sisudo, sério. Não é a cara do nosso Santos! A nossa cara tem um sorrisão, nossa rotinas tem piadas e brincadeiras, nosso time joga feliz sem ter que quer provar nada para ninguém e acho que isso é o que está faltando: alegria!

Volte a ser feliz, Santos! Só vocês, jogadores e comissão técnica, podem encontrar essa felicidade e contem com apoio que vocês terão na arquibancada. Os dois próximos jogos serão na Vila e ela estará repleta de fanáticos pelo Santos, apoiando e ajudando o time a voltar ao bom ritmo.

Vai, Santos!!! Pra cima deles!!!

Nenhum comentário: