sexta-feira, 26 de março de 2010

A manipulação da JP - retomando o último texto

A manipulação na Jovem Pan é algo impressionante. E falo isso com enorme tristeza, pois eu sempre fui fã do Jornal da Manhã e da Jornada Esportiva. Mas está demais o negócio.

Na Câmara de Vereadores, a insossa lei que determina os términos das partidas de futebol até as 23hs já foi aprovada e está dependendo apenas da sanção do Kassab. Há mais de duas semanas a lei está nas mãos dele e a demora está irritando a Jovem Pan. A rádio do Brasil começou primeiro usando falas do Prefeito, falas onde o próprio Kassab diz que é preciso coragem para tomar as melhores decisões para cidade.

Isso não sensibilizou o Prefeito. Então, desde ontem, o Jovem Pan vem veiculando notícias sobre o desleixo que está São Paulo, principalmente no quesito buracos na rua. As reportagens praticamente giram em torno disso, criticando a administração municipal e fazendo apelos de socorro à cidade diretos a Kassab. E a Jovem Pan tem uma audiência incrível e um poder de 'colocar a verdade' na cabeça das pessoas.

O pessoal do Estádio 97, programa da Energia 97, nunca se melindrou em dar fonte, crédito a quem é devido e também nunca negou ser ouvinte de outras rádios. Os próprios integrantes já afirmaram ouvir o Jornal da Manhã da Jovem Pan. E ontem, enquanto falavam da chuva que caiu (e que temporal!!!), eles falaram que a cidade estava uma vergonha, cheia de buracos, buracos que causa acidentes, ficam escondidos no meio da água da chuva, falaram das chapas de aço soltas no asfalto, falaram tudo o que o foi veiculado pelo Jornal da Manhã. E o mais incrível, falaram em tom de debate público, tanto que nem mencionaram que foi no Jornal da Manhã que ouviram tudo aquilo. Pois simplesmente isso entra como uma verdade.

Eu não estou dizendo que a cidade está ótima e que não existem buracos. É uma verdade tudo o que está sendo veiculado, mas é impressionante que só agora isso está sendo discutido. E o impressionante como a Jovem Pan tem credibilidade e faz com que as críticas dela passem como aquilo que é a opinião pública. E eu, que não sou nenhum um pouco fã do Kassab, já estou ficando com pena do cara, pois a campanha contra a imagem dele só tende a piorar.

A credibilidade da Jovem Pan assusta e fascínio que ela exerce mais ainda. Mas eu fico impressionado mesmo é com a propaganda deles, onde eles mesmo dizem fazer um jornalismo sério, de credibilidade e imparcial. Estou curioso em ver até onde as pessoas se deixarão manipular, terem suas mentes jantadas por um veículo de comunicação (e melhor, os ouvintes da JP normalmente dizem que o pessoal que assiste a televisão é que sofre de lavagem cerebral) e, principalmente, ver até onde vai o poder da JP de bater de frente com seus adversários.

Nenhum comentário: